Criar uma Loja Virtual Grátis
Caderninho Preto

 

“A escrita é um grande conforto para pessoas como eu, que estão inseguros sobre si mesmos e têm dificuldade para expressar-se corretamente.
(Agatha Christie)
 
 
“Autores e livros” de “O mistério do caderninho preto”.
 
 
Agatha Christie -  
§Foi uma famosíssima escritora
inglesa.  Seus livros eram romances
policiais que deixaram grandes exemplos de investigadores como Miss Marple, Hercule
Poirot e Parker Pine.
Como os personagens de “O mistério do caderninho preto”, para Agatha era muito difícil começar um livro.  As vezes ficava horas esperando a inspiração vir.
 
 
Ana Maria Machado
§Escritora brasileira de livros infantis. Seu livro “Alice e Ulisses” é sua primeira aventura na literatura para adultos em que os personagens se vêem frente a frente com suas próprias verdades tendo a mitologia como pano de fundo. A história explora o amor e o eterno conflito do homem entre a realidade e a fantasia.
§A autora é uma das imortais da Academia Brasileira de Letras
 
 
P. G. Wodehouse
§Autor de “Porcos com asas” (p. 9), era um  humorista britânico, nascido em 1881.
 
 
Júlio Cortazar 
Escritor argentino que, por ser muito doente, passou grande parte de sua infância lendo os livros de sua mãe.
É autor do livro “Histórias de Cronópios e de Famas” que foi escrito em Roma e Paris, no período de 1952 a 1959, mas foi publicado em 1962.
O autor ofereceu uma espécie de reinvenção do mundo através de seus personagens, os "cronópios", os "famas" e as "esperanças", que alcançam sensibilidade e fascínio na medida em que traduzem a psicologia humana.
Os cronópios, são criaturas verdes e úmidas, distraídas, e sua força é a poesia. Os famas, são organizados e práticos, prudentes, fazem cálculos e embalsamam sua lembranças.
As esperanças "são sedentárias e deixam-se viajar pelas coisas e pelos homens, e são como as estátuas, que é preciso ir vê-las, porque elas não vêm até nós”.
 
   
Fanny Abramovich
 
§Escritora brasileira de literatura infantil e juvenil, pedagoga e atriz. Aos 14 anos de idade, Fanny começa a trabalhar dando aulas particulares. Trabalhou como consultora pedagógica. Apresentou também quadros sobre educação infantil na televisão, como no programa TV Mulher, da TV Globo, em 1980.
§Sua estréia na literatura infantil e juvenil foi em 1986, com “Deixa Isso pra Lá e Vamos Brincar”.
 
 
Carlos Morais dos Santos
§Poeta e ensaísta português.
 
 
Lygia Boyunga
Escritora brasileira de contos e romances infantis.
Consegue descrever emoções e sentimentos de forma muito madura que fazem
com que suas histórias infantis agradem a adultos, adolescentes e crianças.
Em “Tchau” apresenta uma coletânea de contos em que a despedida, a separação e o amor são os temas principais.
 
 
J. D. Salinger
§Foi escritor norte americano que publicou vários contos no início da 1940, antes de servir na II Guerra Mundial.
§ Em 1951 publicou seu primeiro romance, “O Apanhador no Campo de Centeio” que descreve a alienação da adolescência e a inocência perdida através do seu protagonista, Holden Caulfield (personagem  que serviu de influência para toda uma geração de novos leitores, especialmente adolescentes). Nesta narrativa o jovem protagonista narra o ocorrido no último Natal, não sem antes praguejar contra o colégio e o cinema com uma narrativa  detonadora de um estilo cortante, direto, coloquial, novo. 
 
 
Lewis Carroll
§Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu na Inglaterra em 1832. Foi romancista, matemático e poeta. Lecionava Matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro “Alice no país das maravilhas”.
§
Alice no País das Maravilhas é uma das obras mais célebres do gênero literário “nonsense”. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares. É assim uma obra de difícil interpretação, pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
 
 
J. K. Rowling
§ É a autora da famosa série de aventuras fantásticas conhecida por seu protagonista chamado “Harry Potter”.
§Desde o lançamento do primeiro volume da aventura, “Harry Potter e a pedra filosofal” (1997) grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Horgwarts e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemorte.  Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.
 
 
Clarice Lispector
§Escritora brasileira famosa por seus contos que revelam a alma do ser humano.
§Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia, tendo afirmado mais de uma vez que jamais escreveria uma autobiografia. Contudo, nas crônicas que publicou no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, deixou escapar de tempos em tempos confissões que, devidamente pinçadas, permitem compor um auto-retrato bastante acurado, ainda que parcial.
 
 
Emily Jane Brontë
Foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance “O Morro dos Ventos Uivantes”, hoje considerado um clássico da literatura mundial. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.
§O enredo de seu romance mais famoso se passa na fazenda chamada “Morro dos Ventos Uivantes” onde nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta.
 
 
José Bento Renato Monteiro Lobato
 §Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Entre as mais famosas obras  destaca-se “Reinações de Narizinho”,  “Caçadas de Pedrinho”  e o “Pica-pau amarelo, mas o livro que lançou Lobato foi "A menina do narizinho arrebitado", em 1920.
 
A boneca Emília
§“Emília foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. Apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira”. (Apresentação da personagem no quarto parágrafo do livro Reinações de Narizinho).
 
 
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo
§Foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.
§Em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público.
§Sua obra abrange o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura".
§Seus livros mais famosos são: “Ficciones” (1944) e “O Aleph”.
 
 
Umberto Eco
§É um escritor, filósofo, linguísta e bibliófilo italiano de fama internacional. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais “O nome da rosa” e “O pêndulo de Foucault”.
 
 
Joaquim Maria Machado de Assis
§Escritor brasileiro de renome internacional, escreveu todos os gêneros literários. Foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.
§Sua extensa obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.
§Foi autor, dentre outros romances, de: “Memórias póstumas de Brás Cubas” (narrativa em primeira pessoa - narrador defunto), “Quincas Borba” (narrativa em terceira pessoa) e “Dom Casmurro” (narrativa em primeira pessoa).
 
 
MILLOR FERNANDES
§O Carioca Milton Viola Fernandes, foi registrado, por um erro de grafia como Millôr, mas só o veio saber quando adolescente. É caricatunista, escritor, cartunista. Escreveu peças de teatro, textos de humor e poesia.
§Traduziu, do inglês e do francês, várias obras, principalmente peças de teatro.
 
 
Gabriel García Márquez
 
§É escritor, jornalista, escritor e ativista político colombiano.
§Em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escrever mais livros.
§Sua obra mais famosa é o romance “Cem anos de solidão”, considerado um dos melhores livros de literatura latina já escritos.
 
Agora que você já conhece todos os escritores citados na obra de Ruth Rocha, procure no livro em que situações eles ou suas obras aparecem e faça as suas anotações referentes aos motivos que levaram a autora (ou seus personagens) a citá-los.